segunda-feira, 12 de maio de 2014

Simples


                Talvez, já seja uma ideia batida, perpetuada em canções belíssimas como aquela interpretada com maestria pela eterna Mercedes Sosa. Com certeza é algo sabido por todos. Mas, é impressionante o quanto esquecemos. Aqui me refiro à grandeza e ao valor da simplicidade.
                Mesmo tendo em mente o peso do poder das coisas simples, o complexo, cada vez mais, nos atrai. Não quero sair raivosamente apontando culpados, mas, o avanço e a globalização são grandes causadores deste olvido do singelo.
                No Butão, país em que a primeira transmissão de TV, por exemplo, ocorreu só em 1998, estima-se que haja o maior nível de FIB (Felicidade Interna Bruta) do mundo. As coisas são simples por lá. O rei trabalha em uma cabana de madeira. As pessoas são mais felizes e não dependem de luxo algum para isso.
Não significa que eu levante uma bandeira positivista e alienada. Reverenciar o simples não é abominar ou temer o complexo, mas, agradecer à vida por cada sorriso que se apresenta de forma espontânea. Sentir prazer em beber água após escovar os dentes. Sentir o sol energizando a alma enquanto se come uma bergamota. Ganhar uma cuia de presente no aniversário...
O grande desafio é não esquecer de comemorar estes detalhes que parecem tão ínfimos, mas, que são os verdadeiros ladrilhos da estrada para a felicidade. Porque, como diz a música citada lá no começo, “às coisas simples devora o tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário